Raízes de Cabo Verde Leo

Estou em Portugal há oito meses e as minhas memórias levam-me para o meu país, para as saudades dos meus amigos. Saudades de ir à praia de mar para tomar banho e também fazer “caraka” (uma espécie de piquenique). Muitas vezes, eu e os meus amigos combinávamos um dia para ir a praia kebra Kanela para tomar banho e fazer brincadeiras dentro de água, como a “briga de galo”. Depois, cozinhávamos numa área longe do mar à sombra de uma de árvore. Também tenho saudades de comer doce de calabaceira e doce de papaia.

Foi difícil a minha integração em Portugal porque tinha de aprender a falar português para poder comunicar com as pessoas e tinha de fazer novos amigos para jogar à bola ou ir passear, além disso, a escola tinha muitos conteúdos diferentes e o clima é muito diferente do que existia na cidade da Praia. Atualmente, a minha vida é uma mistura de culturas porque em Cabo Verde a língua oficial é o português, mas na vida quotidiana nós falamos crioulo, agora tenho de me adaptar a falar português.

A gastronomia é quase igual, a diferença são dois pratos típicos cabo-verdianos: “cachupa” e “xerém”, entre outros. As festividades em Cabo Verde são muito interessantes, mas em Portugal ainda não fui a nenhuma festa. As músicas típicas de Cabo Verde são “ Funaná, Morna, Mazurka, Batuque, Coladera”, elas fazem-me lembrar do ambiente feliz da minha vida na minha terra.
Leonardo.aac