Amílcar Cabral Cláudio Lopes

Em 1924 nascia na Guiné-Bissau Amílcar Cabral. Engenheiro agrónomo e escritor da indepêndencia de Cabo-Verde e da Guiné-Bissau, então colónias Portuguesas.
Durante a sua carreira destaca-se no cargo de secretário-geral do PAIGC (Partido Africano para a independência da Guiné e de Cabo Verde) em 1956 e como fundador da Assembeleia Nacional do Povo da Guiné em 1972, grande passo para a independência.

Inicialmente, Cbaral tentou que o seu movimento de libertação conseguisse a independência por meios pacíficos, pedindo a Portugal para reconhecer a autodeterminação da Guiné e de Cabo-Verde. No entanto o indeferimento do pedido e o início de manifestações e acontecimentos sociais desencadeou uma luta armada.
Foi em 1975, que foi proclamada a independência, mas Cabral já não pôde viver essa vitória. Teria sido assassinado dois anos antes na sua casa em Conacri, onde o seu partido tinha sido estabelecido e sua sede principal.
Cabral nos deixa com a seguinte frase: “O objetivo fundamental do nosso partido é a construção da paz, do progresso e da felicidade do nosso povo”.